23/01/2014
Pronatec vai oferecer 95 mil vagas de cursos no Rio Grande do Sul até junho

Pronatec vai oferecer 95 mil vagas de cursos no Rio Grande do Sul até junho

O governo anunciou, nesta quinta-feira, que vai abrir 95 mil vagas de cursos destinados a famílias de baixa renda em 350 cidades do Rio Grande do Sul, até o final do primeiro semestre de 2014. A Formação Inicial e Continuada (FIC), parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), é uma boa oportunidade para àqueles que, mesmo sem recursos financeiros, buscam qualificação para se destacar no mercado de trabalho.

A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, que esteve em Porto Alegre para a apresentação do balanço do Pronatec em 2013, destacou o participação do Estado no programa nacional. No ano passado, foram abertas mais de 100 mil vagas em 328 municípios gaúchos — quase o dobro do que foi registrado no ano anterior.

— Desde o início, o Rio Grande do Sul é um dos Estados que mais se destaca no Pronatec. Isso é resultado da atuação conjunta entre governo federal e estadual — destacou a ministra. O RS foi é o segundo Estado que mais irá abrir vagas até junho.

Tereza também afirmou devem ser abertas mais de 1 milhão de vagas no primeiro semestre, em todo o país, número que era esperado apenas para o final do ano. Com isso, o governo federal mudou a meta para 1,3 milhão até o final de 2014. Nos primeiros seis meses do ano passado, haviam sido disponibilizadas apenas 507 mil vagas ao público.

O secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, apontou que o sucesso na execução do Pronatec também está no fato de haver a busca ativa das pessoas por oportunidades de qualificação.

— Nossa atuação se diferencia, pois nossa missão está em acolher as pessoas nos programas sociais, qualificá-las e empregá-las, por meio da inserção no mercado formal de trabalho — finalizou Lara.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/empregos-e-carreiras/noticia/2014/01/pronatec-vai-oferecer-95-mil-vagas-de-cursos-no-rio-grande-do-sul-ate-junho-4397980.html