Para desempenhar da melhor forma o seu papel, é necessário que você fique atenta aos seguintes pontos:
- Faça o que os pais pedem;
- De acordo com as normas dadas pelos pais, tome cuidado com as crianças, o melhor que você possa;
- Quando você se torna babá, toma o lugar dos pais. Isto não significa que você se torna os pais dela, pois a babá não é pai nem mãe dessa criança, mas você pode amá-la da mesma maneira que os pais. Esta é uma das principais funções da babá.
0 a 1 ano – Cuidadosa
A babá precisa ser calma e estar atenta aos muitos cuidados que um bebê exige. Ter segurança para carregá-lo ou trocá-lo. Pode ser uma pessoa com mais experiência. Em alguns casos, como os de bebês prematuros, babás-enfermeiras estão mais preparadas para auxiliar os pais.
1 a 3 anos – Bem-disposta
É uma fase difícil. Além de cuidar da criança, precisará de fôlego para ajudá-la a engatinhar e andar. Deve-se estimulá-la e ser quase uma sombra da criança, afinal, o perigo está ao alcance da mão ou no próximo degrau de escada.
4 a 6 anos – Companheira
Ela pode ajudar em algumas situações no desenvolvimento da criança, lendo histórias, por exemplo. Além disso, precisa estar afinada com a opinião dos pais a respeito de assuntos polêmicos, como perguntas sobre sexualidade.
Depois dos 6 anos – Observadora
Além de ser companheira, a babá precisa ficar atenta ao comportamento da criança, que passa por grande desenvolvimento intelectual. Ter aptidões, como saber navegar na internet, e ter noções de segurança on-line é interessante.
Atenção!
As crianças pequenas ficam confusas facilmente quando são tratadas pelos adultos de maneiras diferentes.
Elas adquirem hábitos e normas e, quando chega alguém e muda tudo, é como se o seu mundo estivesse vindo abaixo. O mundo da criança é muito menor do que o seu.