SLA significa Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço, e é um termo usado para definir os padrões de qualidade e desempenho que devem ser cumpridos por um fornecedor de serviços ou por uma equipe interna de uma empresa.
A gestão de SLAs do time consiste em monitorar e avaliar o cumprimento dos SLAs estabelecidos, bem como identificar e resolver possíveis problemas ou desvios que possam comprometer a satisfação dos clientes ou usuários.
Algumas dicas para fazer uma boa gestão de SLAs do time são:
- Definir SLAs claros, objetivos e mensuráveis, que estejam alinhados com as expectativas dos clientes ou usuários e com as capacidades do time.
- Comunicar os SLAs para todos os envolvidos no processo de entrega do serviço, desde o início do projeto até o pós-venda.
- Utilizar ferramentas e indicadores adequados para acompanhar o desempenho do time em relação aos SLAs, como tempo de resposta, taxa de resolução, índice de satisfação, etc.
- Estabelecer mecanismos de feedback e melhoria contínua, que permitam identificar as causas dos problemas ou desvios, implementar ações corretivas e preventivas, e reconhecer os acertos e as boas práticas do time.
- Revisar periodicamente os SLAs, para verificar se eles ainda estão adequados à realidade do negócio e às necessidades dos clientes ou usuários, e fazer os ajustes necessários.
A gestão de SLAs do time é uma forma de garantir a qualidade e a eficiência dos serviços prestados, aumentar a confiança e a fidelização dos clientes ou usuários, e otimizar os recursos e os processos do time.